Olá Blog! A quanto tempo. Não imaginava que atualizar um Blog fosse trabalhosos. Como assim? É ... o volume de informações nesta área de tecnologia é impressionante. Assim, a necessidade de selecionar o que acho mais relevante passou a ser tônica. De fato não é possível e nem há motivo para se publicar de tudo. Como o nosso enfoque é a defesa do software livre e/ou nacional, a seleção se torna mais fácil.
Mas voltando ao que interessa... conheci recentemente um plug in para o software Sketch up da Google, que realiza de maneira ágil uma planilha de orçamento para a construção. A sua simplicidade de instalação e uso com certeza chama a atenção. O que casa perfeitamente bem com a propostado do Sketch Up cuja facilidade de aprendizado e aplicação é impressionante.
O nome do plug in é Bim.Bon e até onde sei fora desenvolvido por um grupo de arquitetos e programadores chamados de Superfície.org cuja proposta é simplificar o uso de conceitos BIM - Building Information Modeling - para os usuários de arquitetura e engenharia.
Realmente este é um enfoque que ajuda muito no dia-a-dia da profissão pois ela demanda uma forma dinâmica de se chegar ao custo final ou mesmo uma estimativa de uma proposta que o profissional elaborou ou ainda está elaborando.
O ideal é que a pesquisa de projeto e seu custo andem lado a lado e a verificação de um e de outro se dê de maneira ágil a fim de tornar cada vez mais precisa a relação disponibilidade de recurso do cliente e proposta de projeto respeitando tais recursos.
O próximo passo da equipe poderia ser a inserção de módulos de projetos complementares - hidráulica, elétrica, estrutural e quem sabe paisagismo. O que também ajudaria e muito o trabalho da maioria dos escritórios.
O próximo passo da equipe poderia ser a inserção de módulos de projetos complementares - hidráulica, elétrica, estrutural e quem sabe paisagismo. O que também ajudaria e muito o trabalho da maioria dos escritórios.
O plug in não tem custo nenhum e seu desenvolvimento fora apoiado pelo Programa Subvenção Econômica e FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos.
Considero esta é uma inovação importante para o setor de arquitetura.
Aproveitando a inovação, o Instituto de Arquitetos do Brasil seção Minas Gerais está realizando um concurso de projetos cuja tônica é a utilização deste plugin para orçar projetos de habitação de interesse social.
Interessado no assunto? Acesse:
Este plug in chama a atenção para um fator que sempre limita a nossa atuação na área da computação gráfica: a árdua tarefa de programar. Ao que tudo indica este é um caminho que paulatinamente deverá ser tomado. Talvez em um futuro não muito distante os escritórios terão na sua folha de pagamento ou como parceiros no desenvolvimento de seus trabalhos não só desenhistas técnicos e estagiários, profissionais de arquitetura, advogados e contadores, pessoal especializado em marketing, mas também programadores. Para os escritórios de pequeno porte, fica mais uma área a ser pesquisada.
GLOSSÁRIO:
PLUG IN: Na informática, um plugin ou módulo de extensão (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.
ORÇAMENTO PARA ARQUITETURA: chamo a atenção para esta forma específica de orçar os projetos para execução da construção. Como o arquiteto é o profissional responsável pela organização do espaço, escolha de materiais e a forma ou design das construções e do espaço urbano, a necessidade de estimativas destes custos de maneira ágil é de vital importância para o profissional. Forma/Função, seus Custos e o Cronograma de execução deste projeto são informações vitais para o setor de construção civil como também para o profissional de Arquitetura. Entretanto, é uma forma diferente do orçamento para engenharia civil que requer um detalhamento muito maior principalmente para licitações.
BIM: Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção ou Edifício. Antes de qualquer coisa é uma metodologia de integração dos projetos, orçamentos, informação para execução e manutenção dos edifícios. Uma modelagem para obtenção de informações- item mais importante neste processo - pois irá garantir a execução do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário