Acho que uma das coisas que os usuários do Blender que estão iniciando no software irão estranhar é que não é tão fácil achar blocos em modelos 3D feitos diretamente no Blender e acessíveis.
Comparando com o Sketch up ou mesmo o Autocad, a facilidade de encotrar tais blocos principalmente, para trabalhos de maquetes virtuais de projeto de arquitetura, não é uma tarefa das mais simples. Há a necessidade de navegar pelos sites de busca e ainda assim não terá o resultado esperado com a mesma diversidade que outros programas.
Felizmente, o Blender é capaz de importar uma quantidade considerável de arquivos com outras extensões. Mas normalmente as técnicas de importação, dependendo como o modelo foi feito e salvo, pode gerar perdas de todo o modelo ou de partes dele.
Solução possível:
Encontrei um site que possui vários modelos de carros com a extensão .3ds. A maioria dos modelos que testei têm sido importatos de maneira satisfatória - alguns bugs que impedem a importação mas a maioria está indo bem.
Vai aí o endereço para quem quiser utilizar tais blocos: BLOCOS .3DS.
Existem vários outros blocos na mesma página mas com a extensão .max e que são perfeitamente importáveis para o 3D Max.
Ah... e são todos free (não terão que pagar nada).
Mas fica a provocação: acho que podemos ir paulatinamente disponibilizando alguns blocos ou mesmo comercializando modelos feitos no Blender. A comunidade pode crescer tanto quanto a do Sketch up, que se tornou um programa forte para a área de arquitetura e urbanismo, engenharia e desgin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário