PROJETO RECENTE 2014

PROJETO RECENTE 2014
CLIQUE NA IMAGEM / CLICK ON THE IMAGE

terça-feira, 30 de julho de 2013

LEI DE AUDIOVISUAL 12.485: OPORTUNIDADE DE PAGAR O FEIJÃO FAZENDO O QUE GOSTA!

artista: Angeli  Personagem: Bob Cuspe
(por favor, não me processe por usar esta imagem! É por um bom motivo.)

Mais do que tutoriais e assuntos relacionados à computação gráfica, este blog dentro do possível busca trazer formas de orientar seu leitores a investir no seu talento e.... pagar as contas. Na verdade, torcemos que vocês fiquem muito ricos fazendo aquilo que gosta.

Eis uma oportunidade: a  lei da tv paga.
Tal lei busca incentivar a produção por meio da veiculação desta produção em Tvs pagas.
Não há entrada de recursos do governo federal - não é um investimento público. A lei somente obriga a tais canais a veicular material nacional. 

Esta lei tem levado as emissoras a literalmente caçar material de produtoras de vídeo e animações.

Muita gente faz vista grossa no assunto mas o link acima já cita que vários países se utilizam de tais recursos para divulgar o conteúdo nacional. Afinal, se lá fora funciona, a gente aqui dentro começa a achar que aqui também pode funcionar (puro complexo de vira-lata mas fazer o que?)

Enfim... divulgar a sua produção ficou um pouco mais fácil. Além da internet, já é possível sua anexação nas Tv pagas. 

Claro que o gargalo no processo é o financiamento para se criar e manter uma produtora - já que o foco da lei é beneficiar as produtoras independentes a produzirem material diversificado - ações perfeitamente normais em países como os EUA.

Ligando o final deste artigo com a figura acima: talvez o Punk nacional mais conhecido.. um dos lemas do movimento Punk era: Vai lá e faça! Encontrará dificuldades mas busque fazer. Pode soar um ícone do empreendedorismo mas essa é a hora em que os Yuppies e os Punks quem sabe possam trabalhar juntos... bom... deixa pra lá.

Enfim... se não tiver grana para pagar uma fortuna em softwares para elaboração de materiais em 3D: vinhetas, animações, efeitos especiais, inserção de pessoas em cenários virtuais e até câmera tracking.... lembrem-se do nosso bom e velho Blender.

Renderizações do material podem ser direcionadas para empresas especializadas no assunto. Ou feitas, com uma paciência considerável, em nossas máquinas.

Apesar de independentes, isso não significa que o profissionalismo deva ser deixado de lado. Bom roteiro, storyboards, controle do tempo e mais do que nunca dos custos. Isso tudo é conhecido como Planejamento. 

Neste primeiro momento é quase uma aventura de pequenos grupos, na produção da ideia. Já que nosso sistema bancário não fornece financiamento a juros baixos. Portanto, recorrer aos bancos para realizar investimentos em equipamentos e pessoal até a grana entrar, não é uma aventura para todos. Mas para aqueles que gostam de agarrar o touro a unha. Vai lá e faça!

Para quem ainda duvida das potencialidades do Blender (tem gente que ainda duvida) dê uma olhada no comercial da Coca-Cola que o pessoal de Israel fez para a TV. 


Empresa de animação: Pitchi Poy


Nenhum comentário: