Este final de semana tive contato com um livro que ganhei já faz um tempo. Lá pelos meados de 2007. Na época, o li mas ainda não havia experiência de mercado de trabalho para ligar o conteúdo do livro à prática.
O nome do livro? Venda seu peixe de José Augusto Minarelli.
Livro simples, leitura gostosa e muito próximo da realidade dos prestadores de serviços.
Sim...você (melhor dizendo...nós)!
A não ser que decida montar uma empresa de games e vender games ou montar uma empresa de animação e vender DVD´s de animação, provavelmente você será um prestador de serviço.
Na elaboração de uma maquete eletrônica ou de uma vinheta de televisão ou uma animação para uma webpage, tudo isto é prestação de serviço.
Quem já fez alguns dos cursos do SEBRAE irá entender que eles são ótimos para formatação de preço, plano de negócios e plano de marketing. Mas sempre tive que adaptar o conteúdo para a realidade do prestador de serviço pois estes cursos foram montados para quem quer vender um produto.
Neste livro a história é outra. O enfoque do autor está em você. Isso mesmo... a diferença básica entre um prestador de serviço e um produto é a pessoa do prestador de serviço.
Toda esta relação é na base da confiança e da rede de relacionamento que você gera. Se a coca cola vende independente do local em que é comercializada já o prestador de serviço é o "produto".
A pessoa contrata o profissional baseado em critérios mais de ordem psicológica e na confiança do que na publicidade em que ele investe - diferente do produto.
Portanto, um conjunto de fatores irá influenciar na sua contratação. Tem experiência prévia? Alguém te indicou? Cumpre o prometido em termos de orçamento e prazo? É honesto e ético? Conhece profundamente aquilo que se propõe a fazer? Está antenado nas novidades e no mercado? Afinal.... se a pessoa te contrata é porque em tese você sabe mais sobre um assunto do que ela.
Outro fator que ajuda, porém de maior dificuldade de percepção: o cliente percebe que o investimento que faz em você está trazendo retorno para o negócio dele? Se conseguir deixar claro isso, a probabilidade de ser contratado é enorme.
Já são 10 anos de prestação de serviço e posso afirmar que a indicação, a dedicação em atender o cliente, a formatação do seu preço e o controle sobre a qualidade do que você entrega e tempo para realizar isso são itens de primeira grandeza para o prestador de serviços.
Portanto, há de se investir em:
- Gerenciamento do seu tempo;
- Gerenciamento da qualidade;
- Gerenciamento do seu marketing;
- Gerenciamento de colaboradores;
Pare para observar: você contrata um médico ou dentista simplesmente abrindo a lista telefônica? Muito raro. Normalmente, estes profissionais são selecionados porque alguém comentou sobre o atendimento desta pessoa.
Isso não quer dizer que não se deva investir em webpages, divulgação na lista telefônica, redes sociais e outras mídias. Toda esta divulgação dará ao cliente maior tranquilidade de que você existe, já tem um tempo de atuação e experiência.
Neste sentido... não somos muito diferentes do bom e velho pedreiro ou mestre de obra. Uma indicação de um amigo ou conhecido sempre cai bem. Cada cliente ou contato que você fizer vale ouro. Mesmo que ele não te contrate aqui e agora poderá fazer a posteriori.
Em tempos de rede social em que sua moral pode ser levantada tão rápido quanto rebaixada, os detalhes fazem a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário