Olá.
Este post tem o objetivo de refletir sobre as vantagens e desvantagens do Blender.
Uso este software a um bom tempo...e acho que posso contribuir realizando uma reflexão crítica e menos apaixonada sobre o programa.
E não quero com isso dizer que não se deve usá-lo. Muito pelo contrário: no estágio atual, o software já não tem muito o que provar....somente a evoluir: e a evolução nunca pára.
A PRIORI:
Todo software tem um conjunto de vantagens e desvantagens. Mas como não trabalho tanto com os demais programas análogos ao Blender, esta avaliação será focada no programa.
VANTAGEM:
- Essa é óbvia: o software é livre e grátis. As formas de investimento para o seu desenvolvimento são múltiplas: desde aporte de recursos, divulgação do site do Blender, produção de tutorial nas mais diversas línguas e produção de Add ons e modelos para uso no programa.
Aliás: https://www.blender.org/ - ver aí o site!
DESVANTAGEM:
- Apesar dos add ons otimizarem e muito o software, normalmente eles não sofrem atualizações. Exemplo disso era um Add on de avaliação de percurso do Sol: o Sun Position. Ótimo para análise do percurso do sol e simulação da luz natural...porém....ficou funcional somente na versão 2.64 do Blender....e ainda em 32 Bits;
- Nós usuários do software (e aí me incluo vergonhosamente, pelo tempo que uso o programa) precisamos gerar mais modelos 3d free para comunidade (ou pagos também....que seja) e atualizar os Addons.
Comparado com o Sketch up e 3D Max.....ainda temos muito que melhorar. Isso irá contribuir para uma maior divulgação e uso do software na atividade de geração de maquetes para a arquitetura;
VANTAGENS:
- o BLENDER 2.8 possui 2 grandes renderizadores: um em tempo real - o EVEE e outro ainda assim de uma qualidade monstruosa - o Cycles;
DESVANTAGEM:
- a Cycles tem melhorado....e muito. Mas para se obter uma renderização Foto-realista haja tempo, configuração e redução de Fireflies. Na versão 2.8 (a mais recente), muita coisa melhorou. Mas dá para melhorar mais;
VANTAGEM:
- O Blender manipula modelos 3D com uma agilidade muito boa. A não ser que você comece a adicionar Modificadores....e gerar malhas com quantidade de polígonos desnecessários....é muito difícil ele travar, mesmo em máquinas mais antigas.
DESVANTAGEM:
- Renderizar no Cycles...poderia ser melhor. Pois o tempo de entrega de uma imagem acabada é um pouco lenta. Ainda mais quando falamos em animação.
DESVANTAGEM:
- Curva de aprendizado ainda longa;
VANTAGEM:
- Apesar da curva de aprendizado longa, a agilidade em produzir compensa. Para trabalhos em equipe e à distância ele é muito bom também;
EM SÍNTESE:
- vantagem: modelagem 3D....imbatível;
- desvantagem: renderizador Cycles....qualidade muito boa....porém, ainda lento para entrega de trabalhos mais profissionais e cujo tempo é primordial;
- desvantagem: alguns addons não sofrem atualizações para novas versões;
- pode melhorar e depende de nós usuários:
- modelos 3D feitos no Blender e para o Blender;
- texturas UV - melhorar sua manipulação;
- texturas de ágil manipulação e mudanças;
- metodologias mais ágeis e workflows também ágeis e integrados com outros programas 3D;
- O TEMPO SENHORES....É UM RECURSO ESCASSO.
Bom....poderia passar horas tratando de vantagens e desvantagens do programa. Mas jamais subestimando a capacidade que ele possui em gerar um trabalho extremamente profissional. .
AINDA DUVIDA QUE O SOFTWARE É BOM? HUM....DÁ UM OLHADA NO TRAILER ABAIXO:
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