A relação de um desenhista com a realidade é normalmente muito íntima. Quanto mais o tempo passa mais percebo que o desenho é um forma de apreender a realidade, a construção das coisas, a interface entre as partes. Uma suposta ilusão de apreender uma estrutura do objeto observado. Captar as mudanças é que são elas.
Sempre me pergunto se esta relação não seria por demais passiva por se colocar a obsevar a realidade. Busca-se com isso selecionar o que dela quero representar ou que me chama a atenção. Um coisa está clara. Eu, sujeito, tenho certo controle do que represento. Um terceiro que observa meu desenho terá seu próprio repertório para buscar apreender o que pus no papel.
Mesmo sujeito, ainda sim sou influenciado pelo processo histórico aonde estou inserido.
Na era da informática, qual o papel do desenho haja visto que temos hoje uma gama enorme de softwares que resolve tal problema em um tempo cada vez mais curto?
Na era da informática, qual o papel do desenho haja visto que temos hoje uma gama enorme de softwares que resolve tal problema em um tempo cada vez mais curto?
Sem querer parecer antigo ou romântico, mas este período dando aula de informática percebo que a falta de noções de desenho traz dificuldades ao aluno em entender o que se quer representar ou construir. Em se imaginar em um ponto de vista para melhor ver ou imaginar o desenho.
Não está claro ainda como o desenho aprimora a percepção da realidade, mas o desenho de observação ao que tudo indica permite ao observador se identificar como sujeito que filtra o que observa e, ao mesmo tempo, apreende a construção das coisas.
Claro que o desenho pode ser usado para as mais diferentes finalidades. Mas percebo que o desenho de observação permite entender melhor a construção das coisas. Mais observação e registro do que necessariamente destreza manual. Apesar de que possuir tal destreza ajuda no registro.
Outro fator que o desenho de observação constribui é descondicionar a visão, já que o que se observa passa pelo filtro do indvíduo. Alguns vão dizer: olha.... mas todo observador possui um repertório interno e um esquema que pode lhe auxiliar na apreensão da realidade. Sim, mas observar a realidade cria uma tensão entre tais esquemas e o que se vê.
Enfm... desenhar ajuda a desenhar. Desenhar ajuda a observar melhor. Observar melhor permite utilizar os recursos da informática (ou de representação) com maior precisão e menor frieza.
Desenho - Observação - Desenho.
Desenho - Projeto - Planejamento
Desenho Técnico - Desenho de Observação - Desenho Arquitetônico
Informática - Programação.
Se o desenho de Observação pode desprogramar clichês de nossa percepção, como sabotar os programas de desenho no sentido de realizar o que o desejamos?
Com certeza este é um problema constante da informática aplicada ao Desenho.
Como Algoritmos, lógica de programação, matemática pode se dobrar à vontade do observador na era da informática? Existem programas que facilitam mais isso? Seria hora de abrir mão do desenho de observação? Lápis, papel e sujeito?
Pouco provável.
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