Que passava da hora da tecnologia da informação voltada para arquitetura sair do foco do desenho arquitetônico é fato. Nesta primeira década do século XXI percebemos uma ampliação do tratamento da imagem e da confecção do projeto assim como seu gerenciamento. Foi uma explosão de ferrametas em que o simples fato de se manter atualizado já traz um desafio suprahumano. Atualmente no Braisl vem sendo disseminado o uso de programas de lógica BIM garantido por softwares como Autocad Revit, Archicad e outros.
Mas e possível captar outras tendências. Uma delas é o conceito de sustentabilidade em arquitetua ou melhor dizendo a redução do impacto da construção na natureza, sua maior eficiência no uso de energia e dos recusos naturais. Exemplos: uso da ventilação natural para auxiliar no condicionamento dos ambientes, o uso da iluminação natural na redução do consumo de energia elétrica.
A Autodesk - empresa que desenvolve e comercializa softwares como o Autocad, 3D MAX e o Autocad Revit - comercializa programas que auxilia na análise dita ambiental do edifício em alguns pontos que otimiza o uso de uma construção no que tange ao recursos naturais e energéticos. O programa se chama ECOTEC ANALYSIS.
Seus módulos de análises de projeto são:
- Análise da Energia de Todo o Edifício;
- Relatório de Emissões de Carbono;
- Uso da água e a evolução de seu consumo;
- Radiação Solar na Edificação;
- Estudos de sombreamento e Reflexos;
- Análise da Iluminação Natural nas Edificações;
- Performace Térmica;
Para maiores informações veja link abaixo.
link:
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?id=12602821&siteID=123112
http://www.plataformaarquitectura.cl/2010/12/12/ecotect-software-de-diseno-de-construccion-sustentable/#more-62481
Nenhum comentário:
Postar um comentário