Como o Blender consegue se manter competitivo em relação a softwares como 3D Max e outros que realizam atividades semelhantes?
Em um software comercial o recurso para financiar seu desenvolvimento, bancar a folha de pagamento de seus programadores e engenheiros e realizar as ações de marketing, saem de suas vendas ou de investidores que enxergam em tal atividade possibilidades de retorno financeiro.
Apesar da bolha de especulação financeira ligada à TI ter levado a um ceticismo dos investidores neste mercado por um tempo, tal bolha permitiu por outro lado elaborar formas de análises mais realistas deste mercado.
Entretanto, o Blender não faz parte desta rede "tradicional" de captação de recursos para manter seu desenvolvimento. Correto? Todos sabemos que o Blender não cobra um só centavo para ser utilizado e nem para ensinar funções básicas e ou mesmo intermediárias. Enfim... e isso já foi tratado em outras ocasiões neste blog - quem paga a conta dos desenvolvedores do Blender? Como o instituto Blender se mantém?
Acompanhando a página do Blender, que sempre disponibiliza atualizações e novidades, percebe-se que existem algumas formas de financiamento interessantes do programa. São basicamente duas formas (até onde sei):
1- Fundo para desenvolvimento do Blender (Development Fund);
2- Cursos avançado do Software voltados basicamente para animações e efeitos especiais;
Já o Marketing da empresa percebemos ações muito simples porém eficientes. São basicamente três:
-Produção de Filmes (curta metragem) e jogos - que possibilita a quebra do ceticismo e aponta as possibilidades do programa além de gerar um conjunto de tutoriais que eles normalmente comercializam;
- WebPage;
- Usuários apaixonados pelo programa;
São formas não convencionais de se manter. Mas teriam longevidade? Não corre-se o risco do programa ficar sem fundos e deixar de existir e todos nós que nos adaptamos ao programa ficarmos órfãos?
De fato o investimento no programa depende basicamente de quem acha que vale a pena investir no seu desenvolvimento. Diria, até onde sei, uma forma bastante anárquica de financiamento e desenvolvimento. Anárquico pois não depende de financiamentos públicos. E como não é uma firma que demanda a geração de lucro oriunda da venda de seus produtos ele também foge da lógica de mercado - apesar de tê-lo como referência para entregar atualizações que correspondam à suas necessidades.
O risco existe em qualquer investimento e a área de tecnologia é o setor onde tais riscos são freqüentes. Porém, é o setor onde inovações são muito mais constantes.
Existe o risco do Software virar comercial após tantos anos de desenvolvimento?
Não posso afirmar com toda certeza mas que tal forma de financiamento tem afastado esta possibilidade isso tem.
Conheçam quem tem investido no aprimoramento do programa:
Titanium Sponsors:
Platinum
Sponsors:
·
Michael
Tiemann
·
Paul
Kotelevets
Gold
Sponsors:
·
Anthony
Salvi
·
Caleb
Shetland
·
Digital
Stages
·
Frank
Stimmel
·
Gabriel
Montagne
·
Grzegorz
Wereszko
·
Jacques
van Dijk
·
James
Robinson Engineering Graphics
·
Jaume
Bellet
·
Jerome
Scaillet
·
Joss
Smith
·
LeoMoon
Studios
·
Matthew
Killeen
·
Micah
Koleoso Software
·
Michel
Cavro
·
Milan
Milanov
·
Olivier
Amrein
·
Patrice
Bertrand
·
Philippe
Derungs
·
Richard
Lyons
·
Sebastian
Koenig
·
Torsten
Funk
·
Yigit
Savtur
Muitos destes "investidores" não colhem retorno via satisfação financeira. Cada a um, a seu modo, por outro lado criou sua forma particular de transformar tal investimento em retorno financeiro.Como fizeram isso?
- Alguns vendendo cursos via Ensino à Distância;
- Outros prestando serviços através de empresas de publicidade, games ou filmes;
- Na produção e venda de livros tutoriais;
- Na produção e venda de CD´s tutoriais;
Com o recurso que eles levantam pagam suas despesas e parte deste recurso volta a ser investido no aprimoramento do programa.
No relatório de desenvolvimento do Blender - veja: http://www.blender.org/blenderorg/blender-foundation/development-fund/ , eles disponibilizam o que tem sido feito com tais recursos;
Por exemplo:
Em Abril de 2012 até Junho de 2012, parte deste fundo permitiu que o Daniel Genrich aprimorasse o simulador de fumaças e a animação de fumaça dentro do domain - que no Blender é o espaço reservado para que a fumaça se desenvolva.
fonte: http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.6/Manual/Physics/Smoke/Domain
Com o fundo crescendo haverá sempre a possibilidade de que novidades venham a ser incorporadas no programa tornando cada vez mais distante a possibilidade de sua comercialização.
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